Projetos de 2012

 

Projetos de extensão vinculados

 

Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo

Edital n° 4 PROEXT-MEC/SESU 2011 e pelo Edital EPEM nº 007/2012

 

 

 

O projeto intitulado Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo, visa a criação de um espaço de reflexão e discussão acerca do uso de materiais concretos imbricados para o ensino interdisciplinar entre as áreas de Arte e Matemática no contexto escolar, incorporando a leitura de imagem, análise visual e sensorial, através da alfabetização visual e atividades lúdicas de criação e construção de materiais concretos para facilitar o aprendizado dos conceitos matemáticos. O projeto destina-se a professores de Artes e Matemática e a estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública de ensino da Cidade do Rio Grande/RS, as quais são responsáveis pela educação de um número expressivo de crianças e adolescentes em situação de risco social. Tendo como encerramento das atividades a realização do I Congresso sobre interdisciplinaridade escolar, que terá como público-alvo 25 participantes (100 professores da Educação Básica, 100 acadêmicos dos cursos de licenciatura e 50 alunos da pós- graduação), os quais terão a oportunidade de conhecer as múltiplas possibilidades do trabalho interdisciplinar no ambiente educativo.

 

 

 

Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática - GEIAM

 

 

O Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática, pretende criar um espaço de discussão entra a formação inicial e continuada de professores, sobre as possibilidades do trabalho interdisciplinar. Neste sentido, buscaremos constituir uma comunidade aprendente na busca por identificar e compreender os novos desafios para o educador do século XXI. Com encontros semanais de estudos, buscaremos promover ações que visem a melhoria da qualidade do ensino de Arte e Matemática no contexto interdisciplinar nos espaços educativos, visto que o mesmo conta com a participação de professores atuantes em escolas da educação básica do município de Rio Grande/RS.

 

 

Projeto de pesquisa vinculado

 

 

Perspectivas interdisciplinares entre Arte e Matemática na Educação Básica

Contemplado pelo Edital EPEM nº 007/2012

 

 

Ao longo da história da humanidade a sala de aula e a formação do professor passaram por diversas mudanças que caminham juntas com os avanços da sociedade. Pensar o ensino de Arte e Matemática sobre uma perspectiva interdisciplinar implica (re)pensar a formação do atual e do futuro professor, os quais também necessitam andar juntos com as mudanças impostas para a vida em sociedade. Desta forma, este projeto propõe-se a pesquisar a conhecer o trabalho desenvolvido por professores da educação básica na busca por identificar situações de aprendizagens em que os conteúdos curriculares possam ser trabalhados de forma interdisciplinar entre os conteúdos de Arte e Matemática, bem como identificar as tendências metodológicas dos futuros professores, estudando as possibilidades do trabalho interdisciplinar entra as áreas de Arte e Matemática no contexto da educação Básica de 20 professores (10 professores de Arte e 10 professores de Matemática) de 10 escolas da rede pública de ensino da Cidade do Rio Grande – RS e de 30 acadêmicos dos cursos de licenciatura dos referidos cursos, bem como analisar livros didáticos e identificar propostas interdisciplinares para o trabalho docente, buscando em um trabalho conjunto entre os sujeitos, estudar, conhecer, e intervir no processo de formação de professores, expandindo o campo de formação.

 

 

Projeto de ensino vinculado

 

 

Arte e Matemática: aprendizagens interdisciplinares no ensino superior

Contemplado pelo Edital EPEM nº 007/2012

 

 

O projeto visa o desenvolvimento de 10 (dez) oficinas pedagógicas interdisciplinares entre a Arte e a Matemática no contexto do Ensino Superior, pretendendo contemplar 87 acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, sendo 31 alunos da disciplina Geometria Dinâmica, 40 alunos da disciplina de Elementos de Matemática e 16 alunos da disciplina de Estágio Supervisionado em Matemática – Ensino Fundamental, buscando em um trabalho conjunto possibilitar novas formas de aprender os conceitos matemáticos e consequentemente melhorar o ensino e o desempenho acadêmico dos mesmos. Através deste trabalho, os acadêmicos poderão compartilhar suas angústias e trabalhar para suprir suas limitações, tendo como suporte a orientação de licenciados, mestres e doutorandos de dois programas de Pós-Graduação da FURG, integrantes dos projetos de extensão “Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo”, desenvolvido com alunos da Educação Básica de escolas da rede pública de ensino do município de Rio Grande – RS e do projeto “Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática” desenvolvido por acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação e com professores da Educação Básica.

 

 

 

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Projetos de 2011

 

Projeto de pesquisa vinculado

 

Possibilidades interdisciplinares entre a Arte e a Matemática na formação de professores

Projeto nº 333156/2011

 

Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante – PDE / FURG – Edital nº 01 / 2011

 

Com o crescente aumento do uso do termo interdisciplinar em diferentes contextos em Nosso País, este projeto de pesquisa propõe-se a pesquisar a formação de professores de Artes Visuais e Matemática da educação básica que utilizam metodologias interdisciplinares em sala de aula, conhecendo o trabalho destes professores através da realização de entrevistas, gravação de vídeo-relatos e das narrativas destes professores em um ambiente virtual, além de propiciar o convívio entre a formação inicial e continuada de professores através do trabalho cooperativo. A pesquisa será realizada com professores de Artes Visuais e Matemática de duas escolas da rede pública de ensino da cidade do Rio Grande e com acadêmicos dos referidos cursos, buscando em um trabalho conjunto entre os sujeitos, estudar, conhecer, e intervir no processo de formação de professores, expandindo o campo de formação. Permitindo assim, com que os futuros profissionais da educação tornem-se ainda mais capacitados para atuar em seu futuro campo de atuação.

 

Projeto de ensino vinculado

 

Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo

 

 

Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante – PDE / FURG

Subprograma de Apoio Pedagógico

Programa de Práticas Alternativas de Ensino - PPAE

Edital conjunto nº 05 / 2011

 

 

O projeto visa à criação de um grupo de estudos sobre o ensino de Arte e Matemática, bem como a realização de nove oficinas pedagógicas interdisciplinares, com 50 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, que cursam as disciplinas de Geometria I e Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental, buscando em um trabalho conjunto melhorar o ensino de Geometria e o desempenho acadêmico dos mesmos. Através deste trabalho, os acadêmicos poderão compartilhar suas angústias e trabalhar para suprir suas limitações, tendo como suporte a orientação de licenciados, mestres e doutorandos de dois programas de Pós-Graduação da FURG.

 

Projeto de extensão vinculado

 

Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo

 

O projeto intitulado “Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo', visa à criação de um espaço de reflexão e discussão acerca do uso de materiais concretos imbricados para o ensino interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Arte no contexto escolar, incorporando a leitura de imagem, análise visual e sensorial, através da alfabetização visual e atividades lúdicas de criação e construção de materiais concretos para facilitar o aprendizado dos conceitos matemáticos. O projeto destina-se a professores de matemática e artes e a estudantes do ensino fundamental de duas escolas da rede pública de ensino da cidade do Rio Grande.